01/09/2009

A ideia era boa...mas aquilo é uma vergonha!

Há dias encontrei um novo blog sobre Arronches - http://arronches-vila-altaneira.blogspot.com/ - achei uma boa ideia, pensado que ia saber algo do que se passa por a minha terra, mas depois de ver os comentários, até tenho medo de lá ir. Aquilo parece Bagdad em hora de ponta. Como é um local onde se pode escrever tudo o que se quer sem dar a cara, aquilo é pior que um combate de Vale tudo, entre anónimos. Ainda comentei um post sobre a ideia de atribuir o nome do Palmeiro, ao nosso estádio, mas já vi que não vale a pena nós deixarmos ali as nossas ideias, pois só dão importância às ofensas. Este foi o meu comentário com as minhas ideias, relativamente ao post.

"Bem descobri este blog quando procurava coisas da nossa terra! A ideia do blog é boa, mas muitos dos comentários talvez sejam, um tanto ou quanto, exagerados!Muita gente critica a ideia de atribuir o nome do Francisco Palmeiro ao novo estádio, por que dizem que nunca deu nada à vila. Podia nunca ter dado, mas levou o nome da vila para muitos sítios. Isso é importante, pois dá a conhecer a nossa terra, e pelo que sei, diz que é de Arronches e não diz que é de Portalegre, como muita “boa” gente dai. Não podemos ter vergonha do que é nosso.Acho bem que seja atribuído o seu nome ao estádio!Tal como o estádio, as ruas do meu bairro (Bairro de Santo António), também deveriam ter um nome. Nunca achei piada dizer que moro na rua F, isso só me faz lembrar algumas alturas na escola, em que em vez de sermos trados pelo nome, éramos tratados pelo número.Começaram por dar o nome a uma rua, D Afonso III, a do jardim do fosso, mas pararam por ai. Se pensarmos um pouco podemos fazer as coisas com lógica. A rua A, por exemplo, porque não chamar de Isabel Abreu, a rua do Centro Cultural, ficava com o nome de uma pessoa da terra que é considerada uma das melhores actrizes de teatro a nível nacional. Outra opção também poderia ser o nome de Artur Semedo, actor e realizador, nascido também na nossa terra. A sede da Confraria da Gastronomia do Norte Alentejo (obra à qual não achei grande piada), ou outra rua que ainda não tem nome, poderia ficar com o nome de um grande gastrónomo português, falecido o ano passado, nascido em Arronches, Alfredo Saramago, pessoa que tive bastante pena de nunca ter conhecido pessoalmente, pois escreveu bastante sobre a gastronomia nacional, e levou o nome da vila a bons portos. A rua C, a da GNR, poderia ficar com o nome do Capitão Augusto Picão Telo, escritor e combatente da Grande Guerra. Teófilo Júnior, professor nascido em Arronches, que julgo ter sido a pessoa que colocou a 1ª bandeira Republicana, em Arronches, proclamando assim o novo regime, em 1910, era uma maneira de mostrar um pouco da nossa história. No site da CMA existe uma parte dedicada aos ilustres da vila, ai tem mais escolhas.Bem acho que vou continuar a passar por aqui, para ver o que se passa ai pela vila das três torres. Mas continuo a achar que há comentários “pesados”.Estando longe, sinto-me sempre perto, desse grande concelho!"

Pode ser que um dia surja um blog com a mesma ideia deste, mas sem tais barbaridades. Como estou longe, ando sempre à procura de novidades dai, por isso era seguidor do Arronches em Noticias, mas já lá vão uns dias em que por lá não há novidades.

Que a luta continue... Mas não desta maneira.

15 comentários:

  1. Tá Bem Figueira, palavras sabias amigo! Ve la se voltas rápido! tens toda a razão no que dizes e sabes fácil é criticar, dificil é saber faze-lo mostrando a tua presença e marcando as tuas ideas!

    Grande abraço!!!

    Chester

    ResponderEliminar
  2. Olá:
    Anónimo sou.
    Anónimo continuo.
    O Blog mais visitado em Arronches, é mesmo Bagdad em ora de ponta: São as eleições a mexer.
    De 4 em 4 anos é o mesmo.
    A simpatia anda no ar.
    E os empregos ?
    Que medidas concretas são tomadas para captar empresas e novos investimentos ...
    Quantos mais investidores e mais população houver mais dificil é controlar os votos ...
    Pois é ! Pois é !
    Os filhos pródigos tem de procurar novos ares.
    Assim faço eu, se me quero governar !...
    E se houvesse uma mudança ? Horror ... Horror ! ... Só podia ficar tudo mal !...
    Força Figueira !

    ResponderEliminar
  3. Olá Figueira!
    não sei se ainda te lembrar do canelas...ele tambem podia ter uma rua com o nome dele...
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Já não sou do tempo do Canelas, mas já ouvi que era uma figura impar da paragem do autocarro e das ruas da vila.

    Em relação às empresas, já perdemos grandes oportunidades... Politica, pura Politica!!! e o povo é que paga!

    ResponderEliminar
  5. Filhos e filhas pródigos, deste concelho à beira Espanha plantado. O que falta em Arronches ? Liberdade de expressão ! Em português suave indiquei a minha desiluzão, no blogue " Arronches Vila Altaneira ", afinal ele blogue de mera ocasião. Apenas, tentei lançar a discussão, mas fui barrado e censurado, pois não disse o que era esperado, não lambi as botas ao poder instalado: mas apenas comentei sobre a arreliadora falha técnica de tal blogue. Moral: fui desprezado sem ética ! Existem, sobre tal tema, apenas 3 comentários, não censurados! ... Mas antes banido, livre e pensante, que cangado e arriado, filho de boa gente, filho pródigo.
    O que falta em Arronches: Liberdade de espressão: Força Jorge Ventura ! Força Fermelinda Carvalho !

    ResponderEliminar
  6. Olá:
    Anónimo sou, anónimo continuo.Sou do tempo do Canelas ! Figura ímpar em Arronches ! Era eu jovem, era Miguel Lagarto Presidente ! Se hoje abrisse os olhos era dissidente, apesar de pródigo ! Viria o seu concelho a ferro e fogo, entregue aos empreiteiros do alheio, puco pródigos, trazido pela mão de quem vai a banhos pela mão do Damião ! Atitude pouco própria para os empreiteiros que cá estão ! o que falta em Arronches ?!... Honra ! Honestidade !
    Respeito pelos eleitores de Mosteiros, Esperança e Assunção !
    Força Figueira: Continua Pródigo !...

    ResponderEliminar
  7. Sou arronchense.
    Sou da terra dos porcos e onde há cágados: Na ribeira, na Câmara, nas Juntas e nas Assembleias. Há votos e o que falta em Arronches ? Empregos e medidas para criá-los !
    Pródigo vou para Castro Verde !
    Pródigo vou para sítios sem fim !
    Ó Arronches quando abres os olhos e acreditas em ti ?
    Prodiga, bonita e com recursos para explorar sem fim !...

    ResponderEliminar
  8. Sou dos Mosteiros:
    Arronches rodeada por 3 ribeiras: Esperaça, Mosteiros e Assunção ! Peixes nem vê-los, escondidos estarão, à espreita de melhor ocasião, à espera da sua eleição.
    Sou dos Mosteiros, mas sou cidadão de Assunção, e da sua Ribeira com devoção.
    O que se passa em Arronches ?
    Também sou da Esperança, mas como o Canelas também podia ter uma Rua em Assunção !
    Se interessa à discussão, muita coisa falta em Arronches, a começar por uma nova ilusão !

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelos comentarios, mas aqui podem assinar sem problemas!
    Aqui nunca houve nem vai haver censura, tal como nunca houve nem vai haver falta de respeito por qualquer pessoa. Ainda não recusei nenhum comentário por essa razão, por nunca ter existido falta de respeito, que foi sempre uma coisa que os meus pais me ensinaram.
    Custa-me ir ao outro blog e ver faltas de respeito para todos os lados. Os Arronchenses não eram assim!
    Continuem a passar por cá e a dar noticias, dessa bela terra, da qual muito me orgulho e que quando longe, tenho saudades.
    Cheguei há pouco dai, onde passei o fim de semana, que aprovitei Á GRANDE;)
    Obrigado a quem teve comigo ai e que comigo está mesmo quando estou longe!

    ResponderEliminar
  10. Também me considero dos Mosteiros, porque é a terra da minha familia, agora das três freguesias de Arronches foi a unica onde nunca morei. Vivi até aos 4/5 anos na Esperança, e os outros 20 anos em Arronches.
    Sou do concelho meu amigo anónimo.

    ResponderEliminar
  11. upa upa!! tá quentinho aqui o ambiente...o melhor de tudo é que ninguém da cara, o que não deixa de ser típico de Arronches.

    Devo dizer que sou da tua opinião Luís, fazia falta algo que nos mantivesse "dentro" da nossa vila, mas não daquela maneira...enfim!!

    "O que falta em Arronches ? Liberdade de expressão !"

    O que falta em Arronches?em Arronches não falta nada(tirando empregos que falta em todo o lado). A pergunta é: o que falta nas cabeças de algumas pessoas de Arronches.
    Mandar postas de pescada todos mandam...mas mexer, tá quieto, e dar a cara então...

    Só espero que este blog não se torne numa lavandaria, porque para lavar roupa suja ja chega o outro blog!!

    Um grande abraço luis, e boa continuação.

    Aprendam a dar a cara, e vejam o que se passa neste blog!

    ResponderEliminar
  12. À ganda Bucho!! Obrigado por me tranquilizares! Afinal tá tudo bem...

    Há poucos dias surgiu a gota de água que me vai fazer dar a cara, mas só após as eleições, para não pensarem que é por motivos políticos, e só caso o PS ganhe, caso contrário darei uma hipótese ao PSD para resolver as questões do meu "ramo", pois ao longo de 20 anos dei muitas ao PS.

    Com esta decisão é provável que passe a haver um funcionário da câmara no degredo, como já há na Santa Casa e no CBES, mas... SO FUCKING WHAT???

    http://www.youtube.com/watch?v=qfvvfn5zajg

    ResponderEliminar
  13. Vá agora...

    http://www.youtube.com/watch?v=QfvvFn5ZAJg

    ;)

    ResponderEliminar