17/09/2009

O Porco Malcheiroso... APRESENTA!!!

Arronchense – Esmiúça os sufrágios (embora não tenha a ver com o post, esta na moda “reduzir a pó os votos”)


Ora boas! Aqui está novamente este jovem que apesar de longe, e jovem, tem Arronches sempre no coração.

Embora ainda não tenha lido os vossos programas eleitorais, gostaria de questionar o seguinte:

Sr. Presidente Gil Romão não acha a vila tem tudo menos movimento/vida? O que acha que seria necessário par meter isto em movimento/vida livre? Os Jovens não fazem falta aqui? È que nos outros lados… fazem! E você tem filhas e um dia vai perceber isso…

Sr. Vereadora Fermelinda desta vez comprou um bilhete apenas de “vinda” ou já têm um novo pára-quedas para as próximas eleições? Já agora de que cor? É que me parece que se não aterra por cá desta vez… Para a próxima nem se vai sentar no avião da sua cor…

Sr. Sindicalista Ventura, gostei de algumas das suas (poucas) propostas, pelo menos foi o que desvendou alguma coisa, até ao momento, principalmente para os jovens! E este é o partido, em que apesar de serem poucos são sempre verdadeiros camaradas (literalmente)! Gostaria de saber se tem alguma proposta no que diz respeito à fuga de bilheteiras? E até lhe dava outra ideia, não para esse tema, mas para outro… mas a mentalidade dos outros é fraca para perceber essa situação. Saúdo a vossa persistência.

Senhores da outra lista, se é que existe quem são e onde andam?

Caros amigos arronchenses a vós interrogo, porque criticar sem nada fazer nem dar a cara? Acho um pouco picuinha, da vossa parte, quando criticam os jovens Arronchenses de avançar, que idade tinha a senhora vereadora, que não é de cá, quando se candidatou pela primeira vez? Aproximadamente a mesma dos jovens de cá, que tiveram a coragem de o fazer este ano… Outra questão, se criticam tanto as “coisas” feitas (obras/actividades), é essa a razão que os leva a não utilizar/aproveitar essas mesmas? É que não vos costumo ver pela piscina, pelo pavilhão (quando havia actividades desportivas gratuitas, mas que a malta não aderia, pois era “reles”, sendo mais “in” ir pagar o ginásio a Portalegre). Ao Museu já foram? Também criticam muito as actividades com “petiscos”, mas sem “eles”, não aparece quase ninguém… As festas tradicionais, as nossas são as bastante antigas, mas nós vamos às dos outros. Porque?

Se falam de pressões e abusos, saibam que há tribunal de trabalho. Mas eu sou jovem e não tenho compromissos nem problemas, como já me disseram (ahahahahahahah). Sempre fiz por mim e para os meus, e nunca hei-de ter que agradecer nenhum pedido, porque também não o vou fazer. Não dá de uma maneira, faz-se a vida de outra… Mas isso sou eu que sou jovem e penso assim!

Aos senhores moderadores, pergunto porque é que apenas censuraram um comentário em que pedia aos arronchenses palpites para saber quem são?

Muito boa tarde e não deixem de visitar http://ofilhoprodigodearoches.blogspot.com onde não se diz nada de jeito, apenas ideias patetas e alienadas de um jovem que ama esta bela vila, mas onde não vale ofensas e verdades sem dar a cara!

(comentário colocado por mim, em arronches-vila-altaneira.blogspot.com)

10 comentários:

  1. É lá...temos politico? sim senhor, estou a gostar cada vez mais do que tenho lido!!

    Quando fores cabeça de lista eu voto em ti (ainda tenho essa esperança)...o unico problema é que da maneira que temos a vila (ligada a cores) seria gastar tempo e arranjar problemas. As mentalidades esquecem-se cada vez mais que o importante não é o partido A ou B, mas sim quem da a cara para o fazer, quem tem a coragem de arranjar soluções em vez de criar problemas...porque lá esta, dizer mal (principalmente sem dar a cara) todos dão, agora avançar...

    A prova do que acabo de dizer esta no blog que supostamente é com noticias de Arronches...mas esquece, aquilo não interessa qual é a noticia, acaba sempre no mesmo!! E isso é uma maneira de se ver as "ideias" que a vila tem...basicamente o objectivo é dizer mal, o resto logo se vê!! E assim não se anda para a frente...mas lá esta, como tu dizes, nós somos jovens e pensamos de maneira diferente!!

    Um abraço Luis!!

    ResponderEliminar
  2. Sim realmente aquilo é como a prova oral da antena 3, mesmo que o tema seja o 13 de Maio acaba sempre em sexo... mas ali é em ofensas!!!

    Fica bien Dino!!!

    ResponderEliminar
  3. Figueira como não sei o teu mail,aqui vai o principal do programa da cdu que vai ser publicado no noticias de arronches, gostava que não publicasses este comentário até sair o jornal

    10 Eixos para Melhorar Arronches


    1 - Uma política de proximidade com os cidadãos e as instituições

    Ao longo dos últimos mandatos o concelho tem vindo a sofrer a arrogância e prepotência de quem tem exercido o poder.
    Os munícipes têm crescentes dificuldades em expor e verem resolvidos os problemas, as instituições são tomadas de assalto, as oposições não são respeitadas, a vida democrática vê-se drasticamente limitada.
    Com a CDU o caminho é o inverso: Apoio e estímulo à acção das instituições, politica de porta aberta no Município e descentralização das reuniões pelas 3 Freguesias.

    2 - Desporto e Cultura

    Desporto
    - Estimulo e apoio às actividades das colectividades do concelho, com a garantia de tratamento igual a todas as colectividades.
    - A CDU promoverá de imediato o arrelvamento dos campos de futebol dos Mosteiros e da Esperança, de forma a garantir tratamento igual aos desportistas de cada uma das freguesias.
    - Construção de uma piscina descoberta, no espaço envolvente à actual, de maneira a preservar a piscina coberta para actividades, tais como o ensino de natação, hidroginástica e para poder ser utilizada pelos alunos das nossas escolas durante o período lectivo.
    - Dotar a Freguesia dos Mosteiros de um tanque de aprendizagem, igual ao que está a ser construído na Freguesia da Esperança.
    Cultura
    - Potenciar o património existente no concelho (pinturas rupestres, património construído, património natural e património imaterial).
    - Dotar os serviços sócio-culturais da Câmara dos meios humanos necessários à promoção cultural e ao seu aproveitamento para o desenvolvimento do turismo.
    - Aproveitar todas as potencialidades do Museu a Brincar
    - Efectivar as promessas, sistematicamente adiadas, da criação do Museu Agrícola.

    3 - Juventude

    - Estimular a fixação dos nossos jovens, facilitando-lhes acesso ao emprego e particularmente garantindo que o município tenha politicas de contratação transparentes.
    - Criação do Conselho Municipal da Juventude de forma que os jovens possam participar na definição das actividades a eles destinadas.
    - Organizar a semana cultural da juventude, distribuída pelas 3 freguesias
    - Garantir espaços próprios para juventude (DJs) nas mais significativas actividades promovidas no Concelho.
    - Regulamentar as Bolsas de estudo de forma a garantir que todos os jovens possam continuar os estudos, independentemente da sua condição económica;
    - Estabelecimento de protocolos com as colectividades do concelho visando o trabalho com a juventude, com estabelecimento de objectivos e garantindo-lhes o financiamento de actividades e o apoio técnico qualificado.

    4 - Apoio à 3ª idade
    A CDU concorda com as medidas existentes para apoio aos idosos do concelho: Cartão do idoso, oficina de apoio domiciliário, cabaz de Natal em todas as freguesias e a promoção do turismo sénior.
    A CDU que é responsável pelo o inicio das excursões para idosos, entende que é hora de inovar quer a politica de visitas proporcionadas aos idosos, actualmente a cargo das Juntas de Freguesia, quer a animação proporcionada à 3ª idade:
    - Criação do Gabinete para Animação da População Sénior, dotado dos meios técnicos e humanos que garanta:
    - O desenvolvimento de um projecto de Turismo Sénior, garantindo passeios/visitas em várias épocas do ano aos idosos de todo o concelho.
    - A criação da Universidade Sénior – que permita a transmissão de conhecimentos e a recolha dos muitos saberes que os idosos guardam.
    - O apoio qualificado às instituições que prestam cuidados aos idosos e às colectividades.

    ResponderEliminar
  4. Aqui vai outra parte
    5 - Desenvolvimento económico

    O desenvolvimento do concelho, a fixação dos seus jovens e o combate ao desemprego existente, passa pela criação de emprego só possível com a atracção de investidores pelo que a CDU se propõe:
    - Criar o Departamento de a Actividades Económicas, visando a atracção de investidores e empresários.
    - Implementar uma política facilitadora de utilização da zona industrial.
    - Promover e divulgar as potencialidades existentes:
    Feira das actividades económicas
    Feira do Porco (divulgação da excelencia do porco alentejano, dos seus subprodutos e da gastronomia à base da Carne de porco).

    Promoção turistica do concelho:
    Participação qualificada em Feiras e Mostras na Euro-Região Alentejo/Extremadura Espanhola e, integrando as estruturas da Região de Turismo do Alentejo garantir a presença nas feiras internacionais de referência.
    Organizar anualmente, em parceria com outras entidades do concelho e da região:
    A Feira de artesanato e gastronomia
    As Festas tradicionais das Freguesias
    Organização de Congressos Temáticos que atraiam especialistas e permitam a divulgação das nossas riquezas:
    a) Congresso Europeu das Regiões da Arte Rupestre
    b) Congresso Internacional da Gastronomia Mediterrânica
    Recuperação do São João em Arronches
    Aproveitamento do Centro de Educação Ambiental e do Centro de interpretação das pinturas rupestres, já anunciado
    Resolução definitiva do problema “Hotel” e estímulo ao aproveitamento das unidades de turismo rural e ao aparecimento ou de outras pequenas unidades de turismo (alojamento, animação, etc..)
    Estabelecimento de protocolos com o Parque Natural da Serra de S. Mamede que proporcionem uma melhor utilização dos abrigos existentes no concelho. ( Divulgação da sua existência e intensificação do aproveitamento do Centro de Interpretação)

    6 - Educação/Formação

    O Municipio aceitou responsabilidades acrescidas na Educação.
    - A CDU assumirá esses compromissos e propõe-se:
    - Substituir de imediato os telhados á base de amianto, substância que se sabe altamente cancerígena e que está a pôr em perigo a saúde das nossas crianças;
    - Aproveitamento dos terrenos envolventes à actual escola (propriedade da Camâra) para garantir a expansão do Parque escolar, construindo o ginásio e resolver o problema das acessibilidades;
    - Garantir a todo o pessoal não docente, a contrato a termo resolutivo, o mesmo que aos seus colegas dos municipios que não aderiram ao protocolo, ou seja a abertura de concurso para a sua passagem a tempo indeterminado;
    - Garantir aos jovens do concelho a frequência do Ensino profissional com equivalência ao 12º ano;
    - Reactivar a política de casas de função de forma a garantir condições condignas para professores e técnicos.

    7 - Ordenamento do território

    Uma política de reanimação do Centro Histórico que passa por:
    - Adquirir e recuperar e arrendar/vender a jovens casais as casas devolutas (muitas delas em ruínas) do Centro histórico.
    - Estimular a animação do Centro Histórico, implementando a instalação de estabelecimentos comerciais, esplanadas, etc.
    - Dotar a sede do concelho com um espaço condigno para o culto dos nossos mortos, adaptando as instalações do Páteo exterior do Convento da Luz.
    - Aproveitar o espaço do antigo campo de futebol para dotar o concelho de um espaço público, onde caibam :
    Parque de merendas,
    Instalações condignas para feiras e mostras gastronómicas
    Espaço para espectáculos ao vivo;
    - Recuperar o Ringue polivalente para eventos desportivos no verão.
    - Criação de uma Comissão de Topomínia que defina critérios de atribuição de nomes às ruas e bairros e que garanta a afixação das designações há muito definidas pelo Munícipio e até agora não atribuídas: casos da Rua Miguel Joaquim Lagarto e José Morais – atribuídas em reunião de Câmara às ruas nºs 1 e 2 do Bairro João Chagas.

    ResponderEliminar
  5. Aqui vai a última parte, se quiseres fazer algum comentário eu até agradecia o meu mail é joedumas2@gmail.com

    8 - Acessibilidades

    - Garantir o acesso e manutenção dos caminho vicinais
    - Manter em condições as estradas e caminhos municipais
    Afirmarmos em parceria com os concelhos vizinhos a necessidade da ligação rodoviaria em perfil de auto-estrada, entre a A23 e plataforma logistica do sudoeste ibérico, com passagem pelo nosso concelho.
    - Garantir condições de segurança e de deslocação a quem chega ao concelho utilizando o caminho de ferro protocolizando com a Refer a manutenção do apeadeiro e formas expeditas de garantir a ligação entre o apeadeiro e a sede do concelho.

    9 - Saúde

    - Garantir em parceria com ULSNA a acessibilidades dos doentes acamados, em cadeiras de rodas e ambulâncias, ao Centro de Saúde e desses doentes aos gabinetes médicos.
    - Estabelecer protocolo com a Stº. Casa da Misericórdia que garanta a todos os doentes do concelho o acesso aos cuidadados da Unidade de Cuidados Continuados, idependente da sua capacidade económica.
    - Garantir a retirada imediata dos telhados de amianto das habitações da responsabilidade da Câmara ( as que são sua propriedade e as que entretanto vendeu).

    10 - Politica de Pessoal

    A CDU garantirá aos trabalhadores do Municipio uma politica de igualdade, justiça e promoção das capacidades, garantindo-lhes, formação profissional, progressão nas carreiras e a respectiva dotação orçamental.
    Combaterá a precaridade e assumirá uma politica transparente de admissões e promoções.

    São estes os 10 eixos principais da nossa candidatura ao municipio, com a garantia de que iremos trabalhar em conjuntocom todos, potenciandoas qualidades de cada um para o benefício de todos. Com todos iremos melhorar Arronches.

    ResponderEliminar
  6. Desculpa lá, mas acho que devias partir para outra e deixar essa dos comentários anónimos.
    Eu tenho escrito pouco no dito blog e podia assumir tudo, mas não me apetece. So what? Desde quando é que blogosfera é necessário ou habitual usar nomes verdadeiros?
    Lembro-me de um comentário excelente sobre a falta de nomes nas ruas que tu escreveste. Qual seria a diferença se tivesse sido anónimo? O que interessa é o conteúdo!
    Também não me parecem bem os ataques pessoais e as ofensas, mas o pessoal está revoltado e oprimido e a possibilidade de mandar essas bocas acaba por ser uma válvula de escape e, menos aceitável, uma vingança. Por outro lado, não te esqueças que muitas coisas eventualmente consideradas "dizer mal" são apenas verdades que quase todos sabem e que merecem ser investigadas pelas autoridades e não caladas.
    Para terminar, há poucos dias saiu uma sentença a dar razão a uma funcionária que foi despedida sem justa causa do CBESA. E quando não é assim? E quando os pessoas não têm dinheiro ou conhecimentos para recorrer à justiça, que funciona como se sabe? E o sofrimento?
    Enfim, muito mais haveria a dizer, mas falo-ei pessoalmente quando te vir.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Tem calma, quando estavas comigo, nunca omitiste o teu nome. Eu talvez não devesse dizer o que digo, mas digo porque tenho vontade, e é de minha educação assina/dar a cara, como foi em todas as merdas que fiz!!!
    esse "so what" é-me familiar, mas depois falamos... Não tenho problemas com isso! SOU ARRONCHENSE!!!

    ResponderEliminar
  8. ehehe... Outra desvantagem de dar a cara é ser vítima de golpes baixos e acabei de ver que também já te aconteceu. Cuida-te!

    ResponderEliminar
  9. Não meu amigo, isso para mim não são golpes baixos!!!

    ResponderEliminar